SEGUIDORES DO LINK CRUZETA

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

sábado, 1 de junho de 2013

DR. SILVIO BEZERRA DE MELO, PRIMEIRO PREFEITO CONSTITUCIONAL DE CRUZETA


Nasceu em Currais Novos em 13 de novembro de 1908, filho de Tomaz Salustino Gomes de Melo e Tereza Bezerra Salustino. Estatura alta, pele clara, olhos brilhantes, temperamento forte, ora risonho, ora trancado, recolhido, amante da natureza perfeccionista, seguro nas afirmações, político conservador, gostava de seresta e era admirador das artes.
Espírito robusto e coração caridoso, bondoso e alegre, chegado a piadas e anedotas. Contemplativo e observador, inteligência brilhante e memória aguçada. Zeloso pelo civismo e pelos bons hábitos. Depressivo o que lhe causou a morte.

Morreu em Belo Horizonte no dia da árvore em 21 de setembro de 1977, onde está sepultado.
Fez seus primeiros estudos no grupo escolar “Capitão Mor Galvão” formou-se em engenheiro pela Escola de Agronomia de Belo Horizonte em 1929. Casou-se em 14 de novembro de 1932 em Belo Horizonte com Débora Moreira de Abreu e tiveram 5 filhos, Mariliene, Marílis, Márcia, Reno e Valter.

Foi o 1º Prefeito Constitucional de Currais Novos no período de 1º de janeiro de 1948 a 31 de dezembro de 1953, tendo sido candidato único, decisão da população curraisnovense.
Contribuiu na construção das capelas “Santa Maria Gorete” e “Jesus Menino” das Filhas do Amor Divino, oferecendo-lhes também orientação técnica e outros recursos. Ao assumir a Prefeitura de Currais Novos fez uma reestruturação geral nos vencimentos dos funcionários municipais onde concedeu abobo de natal, este foi um de seus primeiros atos.
Concluiu os serviços da Pça “Cristo Rei”.

Canalizou as águas das diversas ruas, dotando-as de eficiente serviço de esgoto e nivelamento, arborizando-as e iluminando-as. Iniciou e concluiu os serviços de calçamento da Av. “Cel. José Bezerra”, sendo, na época, a mais importante via da cidade, como também a rua “João Pessoa”, rua Dr. “José Borges” hoje “Lula Gomes”. Reorganizou por completo a Banda Musical.
Construiu toda a rede elétrica da cidade. Fez levantamento topográfico da cidade, com engenheiros e arquitetos mineiros.

Instalou luz elétrica para Lagoa Nova e construiu o mercado público.
Colaborador na construção do Aero Clube de Currais Novos e tornou-se sócio fundador do Clube de Caça e Pesca do Seridó. Construiu o Parque de Vaquejada.
Sua batalha foi incansável para que Currais Novos ganhasse um núcleo avançado da nossa universidade, instalando-se o curso de Engenharia de Minas, ainda no campo da educação quando prefeito, construiu diversas escolas rurais e patrocinou um desfile cívico com todos os alunos.

Orientou a construção do grupo escolar “Capitão Mor Galvão” e do “Instituto Vivaldo Pereira”.
Em 1969 fez doação de mastros e bandeiras a todas as escolas do município, quando se fazia a campanha – Uma bandeira na sala de aula.

Iniciou a construção das instalações do Ginásio Agrícola no Sítio Totoró de Baixo.

Foi chefe da estação experimental do Seridó em Cruzeta, quando instalou uma agência telefônica. Em seguida foi o 1º prefeito constitucional no período de 31 de janeiro de 1955 à 31 de janeiro de 1960, realizando as seguintes obras: Casa de Força e Luz, Matadouro Público, pavimentou as principais ruas da cidade, reformou e ampliou o Cemitério Público, fez a planta cadastral, traçou o plano de urbanização da cidade, demarcou o município, edificou a caixa d’água, instalou um chafariz na rua dos operários, reconstruiu todas as estradas que ligam aos municípios vizinhos, fundou o clube de mães, trazendo técnicas da LBA para orientação. Enfim tudo que se refere ao progresso de Cruzeta está estreitamente ligado à insigne figura de Dr. Sílvio Bezerra de Melo (frase citada no livro da Profª Terezinha de Jesus Medeiros de Góes, Noções de Geografia e História do Município de Cruzeta).

Diretor da Rádio Brejuí, hoje, com nova razão social, Rádio Currais Novos.
Vice-presidente da Mineração Tomaz Salustino S/A, trabalhando em vários setores, tendo sempre a preocupação com o bem estar do operário, da família e do funcionário, oferecendo-lhes escola, assistência à saúde, segurança e meios de religiosidade, esporte e lazer.
Silvio Bezerra deixou robustez em todas as suas obras, figura carismática, soube ser útil a sociedade. Importante para os amigos, compreensivo para os familiares, imprescindível a comunidade em que nasceu e viveu, e a que serviu com extraordinário amor e espírito público. A ela, dedicou toda a sua existência.
Foi sem dúvida, seu grande benfeitor, razão maior do seu progresso e do seu desenvolvimento. Homem simples, sincero e cordial.


FONTE: SILVIO BEZERRA DE MELO NETO ( CURRAIS NOVOS ).VIA BLOG CRUZETENSE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 20 BLOGS E 1780 LINKS

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONETIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.

CONTADOR DE VISITAS

Minha lista de blogs